價格:免費
更新日期:2013-10-21
檔案大小:3.0M
目前版本:1.2
版本需求:Android 2.3 以上版本
官方網站:http://invasoras.pt
Email:invader@uc.pt
Esta aplicação permite mapear as plantas invasoras em Portugal. Estas espécies são uma ameaça à biodiversidade, e o primeiro passo para geri-las é saber onde estão. Ajude-nos a fazer o mapa destas plantas em Portugal, submetendo dados de localização, fotos e informação sobre as plantas invasoras que avista.
Porquê uma aplicação para mapear plantas invasoras?
As plantas invasoras estão dispersas por todo o território e a sua distribuição altera-se rapidamente, pelo que ter um mapa atualizado da sua distribuição não é tarefa fácil.
A sua colaboração é valiosa: a informação recolhida será fundamental como ferramenta de gestão e como base para estudos científicos. Para além de poder submeter avistamentos de plantas invasoras, também pode aprender mais sobre elas, com a ajuda de um pequeno guia descritivo.
Mas o que são plantas invasoras?
Plantas invasoras são plantas não-nativas que, depois de introduzidas pelo Homem, conseguem reproduzir-se e dispersar pelos próprios meios, e aumentar muito a sua distribuição no território. São uma ameaça para a biodiversidade e para os ecossistemas nativos, e representam prejuízos significativos a nível económico. Só na Europa, estima-se que os prejuízos relacionados com as espécies invasoras sejam muito acima de 10 biliões de euros por ano.
Um grupo de investigadores do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra (CFE/UC) e da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC/IPC) desenvolve, há mais de uma década, investigação com plantas invasoras e, paralelamente, investe na divulgação do tema junto da sociedade. No âmbito do projeto “Plantas Invasoras: uma ameaça vinda de fora”, dinamizam uma plataforma de ciência-cidadã no site http://invasoras.pt , que pretende estimular os cidadãos a colaborar no preenchimento deste mapa.
Como funciona a aplicação?
Cada utilizador pode submeter registos da localização das plantas invasoras que encontra. Primeiro, é necessário criar uma conta de utilizador em http://invasoras.pt/mapa-de-avistamentos/ Depois de registado, pode entrar na aplicação e mantê-la ligada sem necessidade de fazer login de cada vez que a utiliza.
A aplicação apresenta uma lista de 64 plantas invasoras, ordenadas pelo nome científico. Comece por selecionar a espécie que está a observar, com ajuda das fotografias e descrições fornecidas. No canto superior direito da aplicação existe uma ferramenta de pesquisa que pode ajudar na identificação – basta clicar, selecionar a cor da flor, o porte da planta e o tipo de folha, e a lista de espécies será significativamente reduzida. Se persistirem dúvidas, pode consultar informação detalhada sobre as espécies em invasoras.pt
Depois de selecionada a espécie, está pronto para fazer um novo avistamento; basta seguir as instruções que surgem e preencher os dados requeridos. Sempre que possível, aconselhamos o uso de GPS para uma localização mais exata. O preenchimento é rápido e nem todos os campos são obrigatórios. Tem um campo para “notas” onde pode colocar informação adicional que considere útil. À medida que utilizar a aplicação aprenderá a reconhecer as espécies, e será mais fácil e rápido utilizá-la: se o GPS estiver a funcionar, em menos de 1 minuto fará um registo.
Os avistamentos submetidos podem ser visualizados no mapa disponível em http://invasoras.pt/mapa-de-avistamentos/ No entanto, os avistamentos só ficarão visíveis depois de validados. No site pode ainda consultar os seus avistamentos, editá-los, ou apagá-los antes de serem validados, e submeter novos avistamentos.
A aplicação foi desenvolvida pela Bundlr e os conteúdos por investigadores do CFE/UC e da ESAC/IPC. O projecto “Plantas Invasoras: uma ameaça vinda de fora (ref 16905)” é co-financiado pela UE/FEDER, através do QREN (Programa Factores de Competitividade — COMPETE) e por fundos nacionais através da Ciência Viva.